Topo

Rodrigo Hübner Mendes

Versos para jovens educadores

ECOA

19/11/2019 04h04

Em 2014, ao participar de uma reunião sobre iniciativas inovadoras no campo da educação, conheci um jovem que acabara de voltar de uma viagem ao redor do mundo na qual visitou escolas consideradas transformadoras. Acabei me tornando amigo e admirador de André Gravatá. Entre seus vários talentos, destaca-se a habilidade para escrever poemas, falar sobre suas paixões e engajar pessoas em seus projetos.

Alguns anos mais tarde, André me convidou para integrar uma nova iniciativa chamada "Cartas a jovens educadores/as". Tratava-se de um livro idealizado por ele durante o período de ocupação, pelos estudantes, de escolas do ensino médio do estado de São Paulo, em 2015.

Na ocasião, André foi abordado por uma aluna que pedia indicações sobre livros que tratassem do tema da educação. Segundo ele, o livro "surge da necessidade de provocar mais e mais jovens a se envolverem com a área da educação, por meio de vozes que apontam sentidos, encantamentos, fôlegos – e fazem isso com a coragem de quem afirma a vida…". Divido com você, leitor, minha contribuição ao livro, lançado na última semana e disponibilizado gratuitamente na internet:

Emoções pulsam-lhe no peito
quando brota da memória
o tanto que já foi feito
na linda breve trajetória.

Relembre seu início
aqueles que o tocaram
recorde o traço do percurso
entenda porque o inspiraram.

Memória que assesta o rumo
anima cada alvorada
agulha que aponta o norte
e reconduz à jornada.

Mestres que o rodearam
falam dentro de você
consulte-os pelo caminho
conte-lhes tudo o que vê.

Abrace mudanças imprevistas
o poder da insatisfação
aproveite-as para conquistas
educar reluz transformação.

Acolha seus pupilos
escolha tê-los por perto
priorize o vínculo
o que move é o afeto.

Diversifique formatos
o criar é sua potência
multiplique estratégias
sem perder o que é essência.

Somos finitos na forma
infinitos na memória
podemos legar uma reforma,
rastros a deixar na história.

Escreve aqui um cúmplice
no ideal e na vontade
uma legião de amigos
outros jovens na verdade.

Sobre o Autor

Rodrigo Hübner Mendes tem dedicado sua vida para garantir que toda pessoa com deficiência tenha acesso à educação de qualidade na escola comum. É mestre em administração pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP), membro do Young Global Leaders (Fórum Econômico Mundial) e Empreendedor Social Ashoka. Atualmente, dirige o Instituto Rodrigo Mendes, organização sem fins lucrativos que desenvolve programas de pesquisa e formação continuada sobre educação inclusiva em diversos países.

Sobre o Blog

A garantia do direito à educação para todos é o ponto de partida para reflexões sobre equidade, diversidade humana e construção de uma sociedade inclusiva.